Do Pó de arroz ao Primer! 



Jogue a primeira pedra quem nunca "perdeu" (ao menos) 30 minutos do seu precioso tempo em frente ao espelho, limpando a pele, suavizando olheiras e manchas, ou fazendo uma make arrasadora...apenas para pôr o pezinho fora de casa?


Sim! Nós, mulheres, não medimos esforços para melhorar a aparência e testar novos produtos. Afinal, o mercado está sempre com novidades.






Mas a maquiagem não é algo da moda ou da contemporaneidade. Ela surgiu na história há muitos anos. Há indícios desde a pré-história, mas foi nos anos 20, com o cinema, que ela tornou-se popular e nunca mais saiu de cena. Ulalá, ainda bem! Ela faz parte do lifestyle feminino e representa uma boa parcela do orçamento mensal. A todo momento as pesquisas científicas abrem caminhos para o desenvolvimento de novos cremes e novas tecnologias surgem para fazer concorrência, inovando com produtos milagrosos e altamente eficazes.

DIFERENTES MERCADOS. No mercado europeu, as francesas estão à frente se pensarmos em números de clientes por todo o mundo. Com altos investimentos em pesquisas e inovação, marcas como a gigante L’Oréal, com suas divisões Vichy, La Roche-Posay, Kérastase, Maybelline, Garnier, Biotherm, Lancôme, YSL e outras, como Clarins, Dior, Chanel, Givenchy, Sephora e Guerlain superam os lançamentos de outros países. Também as alemãs Schwarzkopf e Nivea não ficam para trás e encabeçam o ranking da inovação.
No mercado norte-americano as mais lembradas são a M.A.C (Make-up Art Cosmetics), a Estée Lauder (Clinique, DKNY) e a Benefit. No Brasil, marcas menores seguem na concorrência nacional. Internacionalmente, a Natura se destaca entre as 20 marcas mais valiosas do mundo, em um mercado mais natural, ecológico e com práticas sustentáveis.

KIKO MILANO, A FAST FASHION DOS COSMÉTICOS. O conceito de moda fast fashion invadiu também o mundo das maquiagens. Desde 1997, a marca vem trabalhando com estratégias para agregar novos usuários e seu faturamento anual já está em 432 milhões de euros (dados de 2015). Conforme pesquisa feita pela empresa Kantar Worldpanel, consumidoras francesas entre 15 e 24 anos compram em suas lojas o mesmo volume de produtos comprados na francesa Sephora. Dentro do pacote de estratégias dela estão baixos preços e atendentes disponíveis a mostrar os lançamentos e as mudanças atrativas que acompanham tendências de consumo, aliadas a pontos de venda com design moderno. Além de tudo, dois centros de distribuição bem localizados facilitam a logística, barateando a distribuição: um em Bérgamo, na Itália e outro em Nova Jérsey, nos Estados Unidos.
Assim, para sobreviver a tantas novidades, as indústrias aumentam seus investimentos em P&D inovando, na expectativa de aumentar o faturamento e ganhar novas fatias desse mercado que, além de concorrido, vive constantemente em busca de mais tecnologia.
Bisou!

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