As mulheres e a Moda na Melhor Idade


Iris Apfel

Hoje, quero desconstruir, um pouco, o "lado negro" da indústria feminina! 

Eu poderia falar sobre a moda da terceira idade, ou das mulheres "vintage", ou do "casaquinho de vovó" que virou tendência nas vitrines europeias. No entanto, prefiro falar da melhor idade feminina e seus gostos.

Foi-se o tempo em que as mulheres de mais idade (acima dos 60), e chamadas de vovós, vestiam-se como freiras, com seus vestidos e saias compridas e abaixo dos joelhos, cores sóbrias, luto para as viúvas, anáguas, sapatinhos baixos e confortáveis, maquiagem clarinha e penteados delicados. 

No contexto atual, as vovós deixaram para trás o visual comportado e desinteressante dos tempos passados, ou dos bons costumes, para aproveitar a contemporaneidade "desregrada" da indústria da moda, com seus tecidos tecnológicos, diversidade de acessórios, roupas multicoloridas e modelagem confortável.

O passar dos anos pode parecer pesado. Uma vida inteira em retrospectiva, filhos crescidos e já pais de família, netos, casamento de longos anos ou, ainda, dois ou três relacionamentos passados, vida financeira estabilizada, viagens e sonhos concretizados e, agora, muitos anos pela frente.



Jennifer Butler http://jenniferbutlercolor.com


A vida moderna exigiu muitas mudanças nas últimas décadas. E essas vovós, ou mulheres maduras, vivenciaram os tempos adaptando-se às novas tecnologias e hábitos. Elas não estão mais ao redor do fogão, fazendo doces à espera de seus netinhos. Tampouco, fazendo crochê junto a seu marido assistindo ao "Jornal Tal". 

Na medicina, as cirurgias plásticas acompanharam muitas gerações. Atualmente, apesar do nível tecnológico, muitas mulheres estão preferindo o semblante mais natural e com linhas de expressão, aos inúmeros tipos de intervenções estéticas que, há algum tempo, surgiram como um "boom". 

Na moda, aproveitar as variações e a busca por novos estilos, na melhor idade, é algo sublime. Não existem regras e está tudo desconstruído. Os cabelos deixaram de ser coloridos para "assumir" o tom grisalho dos anos feitos. O sapatinho deu lugar ao tênis e as cores sóbrias não são mais caraterísticas da terceira idade.

As vovós de hoje querem ousar. Estão nas redes sociais, viraram blogueiras e também gostam de se divertir ditando moda. Esse ano, a grande tendência é o bom e confortável "sapatinho de vovó", chique e com salto midi, a nova trend já invadiu o closet das It Girls por aqui. Dá uma olhada no lançamento da Chanel, 2015.



www.fashionismo.com.br


A "nova" mulher da melhor idade participa de campanhas publicitárias, cria grupos de viagens. Está nas academias de ginástica e dança, nos restaurantes saboreando um bom vinho, nos encontros femininos. Passeia, faz selfie, estuda línguas e, muitas delas, voltam para a universidade em busca de novos desafios e aprendizagens.  

Hoje, elas não têm mais "obrigações". Vivem sem se preocupar com o outro dia, sem dramas, sem medos e sem tempo a perder, mas com muitos sonhos e bom humor. 



Referências de mulheres da melhor idade, na moda



Li Edelkoort. Photo: Ruy Texeira.


Uma das maiores referências atuais na moda, com contribuições para a sustentabilidade da indústria têxtil e para o movimento do baixo consumo, é a "vovó" holandesa Lidewij Edelkoort. Analista de tendências, Li defende o conceito "slowfashion", em que a cadeia de moda deve ser revista, e os processos refeitos de maneira desacelerada e sustentável. 

Outra característica do movimento, é o baixo impacto (ou zero) ao meio ambiente, bem como ao capital humano das indústrias. Conseguir um horário em sua agenda apertada é como conseguir convite na primeira fila para os desfiles da semana de Moda de Paris. Mas o legal, é que Li passa palestrando pela Europa e Estados Unidos. Até pelo Brasil, ela já passou, e os eventos são anunciados em seus canais.

No universo virtual, a americana Iris Apfel é um exemplo e tanto. Irreverente e "colorida", a designer de interiores é considerada a vovó mais cool da moda contemporânea, com seus "looks do dia" e modelitos que nada lembram a moda dos velhinhos de antigamente.

Também, um blog de fotografias sobre o tema ilustra o que as vovós querem passar. É o Advanced Style, de Ari Seth Cohen. Passa lá pra ver.



Chic!


No Brasil, algumas mulheres representam bem esse contingente. Temos atrizes que são referência em moda, como Fernanda Montenegro. Entretanto, Costanza Pascolato é a referência que mais chama a atenção. Classuda, ela ousa nas peças e nos acessórios, e dita tendências para diversos públicos.    


Opinião:

Outras personalidades da melhor idade, no mundo da Moda: Sofia Loren (atriz), Vivienne Westwood (estilo próprio), Rainha Elizabeth (da Inglaterra), Linda Rodin (modelo), Jennifer Butler... 


Bisous!


  





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas