As mulheres e a Moda na Melhor Idade
Iris Apfel |
Eu poderia falar sobre a moda da terceira idade, ou das mulheres "vintage", ou do "casaquinho de vovó" que virou tendência nas vitrines europeias. No entanto, prefiro falar da melhor idade feminina e seus gostos.
Foi-se o tempo em que as mulheres de mais idade (acima dos 60), e chamadas de vovós, vestiam-se como freiras, com seus vestidos e saias compridas e abaixo dos joelhos, cores sóbrias, luto para as viúvas, anáguas, sapatinhos baixos e confortáveis, maquiagem clarinha e penteados delicados.
No contexto atual, as vovós deixaram para trás o visual comportado e desinteressante dos tempos passados, ou dos bons costumes, para aproveitar a contemporaneidade "desregrada" da indústria da moda, com seus tecidos tecnológicos, diversidade de acessórios, roupas multicoloridas e modelagem confortável.
O passar dos anos pode parecer pesado. Uma vida inteira em retrospectiva, filhos crescidos e já pais de família, netos, casamento de longos anos ou, ainda, dois ou três relacionamentos passados, vida financeira estabilizada, viagens e sonhos concretizados e, agora, muitos anos pela frente.
Jennifer Butler http://jenniferbutlercolor.com |
A vida moderna exigiu muitas mudanças nas últimas décadas. E essas vovós, ou mulheres maduras, vivenciaram os tempos adaptando-se às novas tecnologias e hábitos. Elas não estão mais ao redor do fogão, fazendo doces à espera de seus netinhos. Tampouco, fazendo crochê junto a seu marido assistindo ao "Jornal Tal".
Na medicina, as cirurgias plásticas acompanharam muitas gerações. Atualmente, apesar do nível tecnológico, muitas mulheres estão preferindo o semblante mais natural e com linhas de expressão, aos inúmeros tipos de intervenções estéticas que, há algum tempo, surgiram como um "boom".
Na moda, aproveitar as variações e a busca por novos estilos, na melhor idade, é algo sublime. Não existem regras e está tudo desconstruído. Os cabelos deixaram de ser coloridos para "assumir" o tom grisalho dos anos feitos. O sapatinho deu lugar ao tênis e as cores sóbrias não são mais caraterísticas da terceira idade.
As vovós de hoje querem ousar. Estão nas redes sociais, viraram blogueiras e também gostam de se divertir ditando moda. Esse ano, a grande tendência é o bom e confortável "sapatinho de vovó", chique e com salto midi, a nova trend já invadiu o closet das It Girls por aqui. Dá uma olhada no lançamento da Chanel, 2015.
www.fashionismo.com.br |
A "nova" mulher da melhor idade participa de campanhas publicitárias, cria grupos de viagens. Está nas academias de ginástica e dança, nos restaurantes saboreando um bom vinho, nos encontros femininos. Passeia, faz selfie, estuda línguas e, muitas delas, voltam para a universidade em busca de novos desafios e aprendizagens.
Hoje, elas não têm mais "obrigações". Vivem sem se preocupar com o outro dia, sem dramas, sem medos e sem tempo a perder, mas com muitos sonhos e bom humor.
Referências de mulheres da melhor idade, na moda
Li Edelkoort. Photo: Ruy Texeira. |
Uma das maiores referências atuais na moda, com contribuições para a sustentabilidade da indústria têxtil e para o movimento do baixo consumo, é a "vovó" holandesa Lidewij Edelkoort. Analista de tendências, Li defende o conceito "slowfashion", em que a cadeia de moda deve ser revista, e os processos refeitos de maneira desacelerada e sustentável.
Outra característica do movimento, é o baixo impacto (ou zero) ao meio ambiente, bem como ao capital humano das indústrias. Conseguir um horário em sua agenda apertada é como conseguir convite na primeira fila para os desfiles da semana de Moda de Paris. Mas o legal, é que Li passa palestrando pela Europa e Estados Unidos. Até pelo Brasil, ela já passou, e os eventos são anunciados em seus canais.
No universo virtual, a americana Iris Apfel é um exemplo e tanto. Irreverente e "colorida", a designer de interiores é considerada a vovó mais cool da moda contemporânea, com seus "looks do dia" e modelitos que nada lembram a moda dos velhinhos de antigamente.
Também, um blog de fotografias sobre o tema ilustra o que as vovós querem passar. É o Advanced Style, de Ari Seth Cohen. Passa lá pra ver.
Chic! |
No Brasil, algumas mulheres representam bem esse contingente. Temos atrizes que são referência em moda, como Fernanda Montenegro. Entretanto, Costanza Pascolato é a referência que mais chama a atenção. Classuda, ela ousa nas peças e nos acessórios, e dita tendências para diversos públicos.
Opinião:
Outras personalidades da melhor idade, no mundo da Moda: Sofia Loren (atriz), Vivienne Westwood (estilo próprio), Rainha Elizabeth (da Inglaterra), Linda Rodin (modelo), Jennifer Butler...
Bisous!
Adorei... =]
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir