Brilhos e paetês nas vitrines europeias 


O Grande Gatsby

Há algum tempo, os tecidos brilhosos aparecem nas passarelas das semanas de moda. E, a cada estação que passa, as marcas trazem tecidos e materiais diferentes, tornando a mistura de cores e pedrarias, democrática. 



Não é de hoje que bordados e tecidos brilhosos deixaram de pertencer, somente, às roupas de festa glamourosas e de alto luxo. Atualmente, o brilho invadiu o closet contemporâneo e está no dia-a-dia das mulheres que gostam de ousar.




Os tecidos brilhosos chamaram a atenção em épocas passadas. A moda dos anos 20 foi cheia de extravagâncias e pedrarias, e os vestidos e acessórios em paetês fizeram a cabeça de muitas mocinhas em Paris. No cinema, isso pode ser visto no figurino de Carey Mulligan para a última versão de O Grande Gatsby, lançado em 2013, como releitura do romance histórico de Scott Fitzgerald passado em New York.


Carey Mulligan



Outro tecido extravagante que chamou a atenção, vestindo atrizes que eram adeptas a ele, é o lurex, "abusado" por muitas personalidades e um dos elementos essenciais dos guarda-roupas nas décadas de 70 e 80. De Madonna à Sônia Braga, o tecido estampou as telinhas não só do cinema, mas também das novelas brasileiras, aparecendo em vestidos, blusas, casacos e meias. Na década de 80, muitas extravagâncias apareceram no mundo da moda. Entretanto, o retorno do lurex contempla apenas "ares oitentinhas" e pouco lembra seus excessos.  


Arrecadado no mercadinho vintage de Bruxelas


Na Europa, indiscutivelmente, as vitrines de moda luxo e moda pronta, abriram a guarda para as coleções. 




Só se vê brilho por aqui! Muito lurex misturado ao jeans, tramas com fios brilhosos, moletons e camisetas com bordados, peças esportivas em paetê e acessórios dourados.



Também na moda de rua, o casaco e o blazer ganham a versão brilho, com detalhes nas mangas, costas, ou simplesmente em toda a peça.  



Aqui, o brilho não está apenas nas roupas. Agora ele também faz parte dos acessórios. E os sapatos brilhosos são a tendência da estação. Podem ser botas, oxford, scarpins, mas a vedete das vitrines é o tênis, totalmente purpurinado!




A moda é democrática e cabe a cada um vestir o que mais gosta, não é mesmo? Sem regras e medos. O bacana é misturar texturas com uma certa leveza. Brilho e peças extravagantes com jeans e camiseta, sapato estampado com peças sóbrias, maxicasacos com camisa sequinha, ou o que vier à cabeça. E sempre com muito conforto. 











Bisous!


*Imagens: acervo pessoal e H&M

Comentários

Postagens mais visitadas